domingo, 4 de dezembro de 2011

GUERRA DAS CREATINAS




Em minha longa trajetória rumo a um corpo perfeito ( ou no mínimo não risível) utilizei vários suplementos alimentares, a maioria foi uma perda de dinheiro revoltante. Mas em busca de meu primeiro objetivo, o ganho d emassa muscular  ( que representaria o sonhado fim dos dias de ectomorfo) me deparei com uma substância que mudou minha vida: a Creatina.


Na época o monohidrato de creatina, com o qual ganhei quase 10 kg de massa magra. Anos depois, tendo sido proibida e novamenete permitida pela ANVISA, esse suplemento chega a uma nova fase. Vários tipos de creatina  estão à venda no mercado. Qual escolher? Qual funciona? Qual não funciona?
Veremos um pouco sobre todas essas novidades neste post.



As diferentes variedades de creatina podem oferecer diferentes benefícios
Embora o monoidrato de creatina seja a mais testada e verdadeira forma de creatina que a maioria dos fabricantes vende, outros tipos de creatina oferecem benefícios que vão além daqueles oferecidos pelo tipo principal. É por isso que muitos produtos com creatina hoje contém uma variedade de diferentes formas de creatina. Além disso, alguns fabricantes estão sento inteligentes adicionando suplementos nas suas creatinas que melhoram a sua absorção. Aprenda como escolher um produto misto de creatina que traga resultados.











1 – A creatina costumava vir apenas em um sabor – areia. Os pós de hoje em dia vem muitas vezes com adição de sabor. Isto talvez faça ter um gosto melhor quando você mistura na água, mas se você coloca em um shake de proteína, os sabores podem não combinar juntos. Por exemplo, creatina com sabor de limão misturado com whey de chocolate resulta em uma bebida ruim. Limão mais baunilha, em outra comparação, não é tão ruim. Escolha os sabores sabiamente.
2 – Muitos pós vêm em diferentes tamanhos, desde aproximadamente meio quilo até 1 quilo. A sua melhor aposta é escolher o de maior tamanho – você precisa pelo menos de um mês de uso de qualquer produto com creatina para garantir que vai funcionar.
3 – Creatinas como a sodium creatine phosphate matrix, vem com um sal de sódio de fosfato de creatina que ajuda tanto na solubilidade da creatina em líquido, como também na absorção das células musculares, devido ao receptor de creatina no músculo que é dependente de sódio. Alguns sódios presentes nas creatinas vem do fosfato dissódico, que aumenta a energia que a creatina oferece nas células musculares, pois eleva os níveis de fosfato de creatina nos músculos.
4 – O composto de creatina etil éster-beta-alaninedual (CarnoSyn ) é a creatina etil éster que você talvez conheça, patenteada e combinada com uma forma de beta-alanina de liberação gradual.
5 – A Cinnulin PF  é a marca registrada de um extrato aquoso de canela, que aumenta a absorção da creatina imitando as ações da insulina nas células musculares.
6 – A creatina alfa-amino-n-butirato é uma creatina com um metabólito do aminoácido leucina. Este tipo pode ajudar a aumentar a síntese proteica muscular e diminuir o tempo de recuperação das fibras musculares.
7 – O creatinol-o-fosfato-maiicacidisa é um análogo de creatina que é usado para aumentar a resistência.
8 – A creatina alcalina oferece um alto nível de energia para os esportes de força, sem ser necessário fazer uma fase de saturação. Este é um tipo de creatina com um PH muito alto que faz com que seja estável nos meios líquidos, como a água, a saliva, os fluidos no estômago, chegando “intacta” ao sangue. Sem retenção de água esta creatina tem 10 vezes mais força do que o monoidrato de creatina, e geralmente é vendida em cápsulas.

Podemos ser um pouco mais diretos e dizer que na minha época ( e dos Flintstones) a creatina era creatina. e pronto. Hoje existem várias formas químicas desse nutriente, e a tão conhecida creatina monoidrato ( micronizada ou não) já é passado. Existem formas melhores, mais rápidas, mais fortes, que dispensam saturação, que não retém líquido. Existe muito marketing em torno disso ainda, pois é recente, mas dificilmente poderemos distinguir se existe uma forma melhor, de modo absoluto, portanto eu prefiro os produtos que misturam vários tipos de creatina.
   
CONSIDERO essas duas as melhores do momento: Musclepharm creatine e Beast Sports Creature, pois atendem exatamente aos critérios que mencionei. Mais eficiência, não retém liquidos e oferecem um blend completo.




Nenhum comentário: