sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA CONSUMIR PROTEÍNAS????????????

Eis uma excelente questão, tanto é que a discussão em torno dela ainda não cessou. Não obstante, os estudos científicos publicados até à presente data relativamente a esta matéria permitem-nos responder com algum grau de confiança.


Quando se deve tomar proteína?
Antes de mais, convém saber que o consumo de proteína deve ser regular ao longo do dia. Durante o dia, aconselha-se o consumo de proteína de 3 em 3 horas (quer através da alimentação como através de suplementos).
Depois da água, as proteínas são os constituintes em maior quantidade no nosso corpo e são responsáveis por diversos processos biológicos, entre os quais a coagulação sanguínea, a formação de anticorpos e a construção de novos tecidos. A maior parte da proteína pode ser encontrada nos músculos, daí a importância que assume no mundo do culturismo.
Proteína: antes e/ou depois do treino?
É de especial interesse para quem faz musculação saber se existe uma altura ideal para tomar o batido de proteína. O que é melhor a nível do crescimento muscular e eliminação de gordura? Tomar um batido de proteína de manhã e à noite ou imediatamente antes e após o treino? O que dizem os estudos publicados?
Consumir proteína imediatamente após o treino aumenta hipertrofia
Um estudo publicado em 2001 investigou a importância do timingde ingestão de proteína para a hipertrofia muscular. Trinta homens com uma média de idades de 74 anos foram divididos em dois grupos. Os membros de um dos grupos consumiram proteína imediatamente após o treino. Os do outro grupo consumiram a proteína 2 horas após o treino. O composto consumido continha 10g de proteína, 7g de hidratos de carbono e 3g de gorduras. Os indivíduos de ambos os grupos participaram num programa de treino de musculação que durou 12 semanas.
Resultados: os indivíduos que tomaram o suplemento de proteína logo após o exercício experimentaram ganhos no músculo quadríceps e aumentaram a força dinâmica (46%) [*1] e isocinética (15%) [*2]. Os membros do outro grupo apenas experimentaram ganhos na força dinâmica (36%) [*3]. Os autores do estudo concluíram que consumir proteína logo depois do treino é importante para potenciar a hipertrofia muscular.


Consumir proteína antes e depois do treino aumenta massa muscular magra e reservas de glicogénio
Os voluntários foram divididos em 2 grupos. Um dos grupos consumiu um composto que continha proteína, creatina e glucose imediatamente antes e após o treino. O outro grupo consumiu o mesmo composto de manhã e ao final da tarde. Todos os participantes seguiram um programa de treino de musculação durante 6 meses.
Resultados: o grupo que consumiu os suplementos antes e depois do treino registou um aumento maior na massa muscular, bem como um aumento nas reservas de creatina e glicogénio nos músculos, do que o grupo que consumiu o suplemento de manhã e à tarde [*4].
Consumir proteína imediatamente após o treino acelera recuperação
Um estudo publicado em 2002 na Medicine & Science in Sports & Exercise mostrou que a ingestão de proteína logo após o treino aumenta o processo de síntese de proteínas e, consequentemente, a recuperação muscular [*5].
Consumir proteína antes do treino aumenta queima de gordura
Um estudo muito recente mostrou que tomar proteína antes do treino de musculação é o mais indicado para quem quer queimar gordura de forma mais rápida. A proteína aumenta o gasto energético de repouso (resting energy expenditure, em inglês), que consiste na energia que o organismo gasta ao desempenhar as suas funções fisiológicas durante o período de não-actividade. Ou seja, mais energia gasta significa que o metabolismo está mais acelerado, logo, mais gordura está a ser queimada.
Esta foi a conclusão dos autores do estudo:
Consumir proteína antes do treino de musculação pode ser uma estratégia simples e eficaz para aumentar o gasto de energia ao elevar o gasto energético de repouso no dia a seguir ao treino. Aumentar o gasto energético de repouso pode facilitar a redução de massa gorda do corpo” [*6].



CONCLUSÃO

Para quem pratica desporto e, especialmente, musculação é aconselhado tomar um batido de proteína antes e depois do treino. As vantagens a nível de ganhos de massa muscular e recuperação pós-treino são maiores do que se consumir a proteína em horas distantes do treino. Isto não quer dizer que apenas deve tomar proteína 2 vezes ao dia. Isso irá depender das necessidades nutricionais de cada atleta e da intensidade do seu treino.
Se não tiver possibilidade de consumir proteína antes do treino, convém, pelo menos, ter o batido à mão depois do treino. Asproteínas líquidas ou barras de proteína são excelentes formas de garantir o consumo proteico necessário ao seu crescimento muscular sem ter de se preocupar em andar com o shaker e a embalagem de proteína atrás de si.





REFERÊNCIAS OU NOTAS:
[*1] – O uso de força dinâmica acontece sempre que o músculo exerce a mesma velocidade ao longo exercício.
[*2] – O uso de força isocinética acontece sempre que o músculo exerce a mesma resistência ao longo das diversas fases do movimento, independentemente da velocidade.
[*3] – Esmarck, J. et. al.Timing of postexercise protein intake is important for muscle hypertrophy with resistance training in elderly humans, The Journal of Physiology 535, págs. 301-311, Agosto 2001 (LINK)
[*4] - Cribb, P. & Hayes, A., Effects of supplement timing and resistance exercise on skeletal muscle hypertrophy, Medicine & Science in Sports & Exercise 38(11):1918-25, Novembro 2006 (LINK)
[*5] - Deanna, L. et. al.Postexercise protein intake enhances whole-body and leg protein accretion in humans, Medicine & Science in Sports & Exercise Vol. 34 – Issue 5, págs. 828-837, Maio 2002 (LINK)
[*6] – Hackney, K. & Bruenger, A. & Jeffrey, L., Timing Protein Intake Increases Energy Expenditure 24 h after Resistance Training, Medicine & Science in Sports & Exercise Vol. 42 – Issue 5, págs. 998-1003, Maio 2010 (LINK)

3 comentários:

Unknown disse...

Este es un buen sitio web. Este sitio web es mi favorito. Podemos beneficiarnos de este sitio web. Debido a que es un tratamiento. Para que las herramientas pueden ser una consultoría médica de este sitio web.


batidos de proteinas

supernattural disse...

Obrigado pelo cometário, raton, mas reitero que o objetivo do site é apenas trocar informações, recomendamos sempre consultar um médico ou nutricionista especializado.

supernattural disse...

Pessoal , fiquei um tempo ausente do blog, mas estamos de volta . E com novidades! Agora estamos também com um novo grupo no facebook, o qual atualizamos diariamente. NUTRIÇÃO ESPORTIVA 360º. Adicionem o grupo para trocarmos informações, e qualquer duvida que podem postar lá também. Utilizem o espaço a vontade pra compartilhar relatos e tirar dúvidas.
Alguns tem me perguntado sobre o cupom de descontos da vitacoast, bom, atualmente recomendo a HEALTHDESIGNS.COM E A QUEM INTERESSAR, PODEM OBTER DESCONTO D E5 DÓLARES PARA SUA PRIMEIRA COMPRA CLICANDO NO LINK http://www.healthdesigns.com/rewardsref/index/refer/id/776871/ ou digitando na hora da compra o código 59819067. Qualquer dúvida, estarei a disposição.